#237 AS HORMONAS DA FELICIDADE

Como desencadear efeitos da endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina?

Conheça a seguir maneiras simples para ativar essas quatro substâncias químicas da felicidade.

 

  1. ENDORFINAS

As endorfinas são consideradas a “morfina do corpo”, uma espécie de analgésico natural.

Assistir a algo emocionante e motivador, dançar, cantar e trabalhar em equipa e fazer trabalho voluntário, são atividades que melhoram, por meio de um aumento nas endorfinas, a união social e tolerância à dor.

 

  1. SEROTONINA

Como a serotonina flui quando uma pessoa se sente importante, o sentimento de solidão e até mesmo a depressão, são respostas químicas à sua ausência.

A estratégia mais simples para elevar o nível de serotonina é recordar momentos felizes.

Um sintoma da depressão é esquecer situações felizes. Por isso, olhar fotos antigas que remetam a momentos alegres ou conversar com um amigo, pode ajudar a refrescar a memória.

A neurociência descreve três outras maneiras: apanhar sol, receber massagens e praticar exercícios aeróbicos (como corrida e ciclismo).

Manter um diário de gratidão onde se faz uma lista de motivos para se agradecer pelos aspectos positivos da vida, também é uma forma eficiente de elevar os níveis de serotonina. Podemos dizer que a serotonina é a “hormona da gratidão”.

 

  1. DOPAMINA

A dopamina costuma ser descrita como responsável por sentimentos como amor e luxúria, mas também já foi classificada como “viciante”. Daí a sua descrição como “mediadora do prazer”.

Baixos níveis de dopamina fazem com que pessoas e outros animais sejam menos propensos a trabalhar para um propósito.

A dopamina tem mais a ver com a motivação e a relação custo-benefício, do que com o próprio prazer. Essa substância química é accionada quando se dá o primeiro passo rumo a um objetivo e também quando a meta é cumprida.

A melhor maneira de elevar a dopamina, portanto, é definir metas de curto prazo ou dividir objectivos de longo prazo em metas mais rápidas. E celebrar e presentear-se quando as mesmas são atingidas. Podemos dizer que a Dopamina é a “hormona da motivação”.

 

  1. OXITOCINA

Por ser relacionada com o desenvolvimento de comportamentos e vícios maternos, a oxitocina é muitas vezes apelidada de “hormona dos vínculos emocionais” e “hormona do abraço”.

A Oxitocina é um composto cerebral importante na construção da confiança, que é necessária para desenvolver relacionamentos emocionais. Ela é responsável pela convivência em grupo.

Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da oxitocina. Dar ou receber um presente é um outro exemplo.

* súmula de vários estudos e excertos sobre a temática como Flávio Psilodimitri in “Expansão da Consciência”